Painel fotovoltaico

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Avanços recentes na mobilidade elétrica

Investigadores do MIT, encontraram uma solução que pode dar um grande impulso à aceitação dos carros elétricos,

http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=67528

Por outro lado, o Professor Hiroshi Shimizu desenvolveu um carro eléctrico muito mais eficiente, conseguindo aumentar a autonomia para o dobro da actual.

http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/maio/carro-eletrico-desenvolvido-por-japoneses-e

domingo, 2 de janeiro de 2011

Vantagens e Inconvenientes dos carros eléctricos





Vantagens dos carros eléctricos:

Sem emissões poluentes – Os carros eléctricos não emitem directamente qualquer gás que contribua para o efeito de estufa ou qualquer outro tipo de gases poluentes que afectem a saúde das pessoas, sobretudo nas cidades.

Silenciosos e seguros – Os veículos eléctricos dão um novo prazer à condução sem qualquer ruído. Sem combustão ou sistema de escape não existem ruídos associados ao motor eléctrico em funcionamento. É produzido um ruído apropriado para evitar atropelamentos. Por outro lado, em caso de colisão, os veículos eléctricos são mais seguros não havendo o perigo de explosões ou choques eléctricos.

Custo de funcionamento e manutenção – Os motores eléctricos têm uma eficiência energética muito superior à dos motores a combustão. A energia eléctrica tem um custo final muito inferior à da energia usada nos motores de combustão e a evolução do seu preço é mais estável e expectável que o custo das energias fósseis. A parcela de energias renováveis e limpas na produção de electricidade, é crescente e com tendência para aumentar.
Para além disso os veículos eléctricos necessitam de muito menos manutenção do que os outros veículos. Não há mudanças de óleo, filtros e velas. Os motores eléctricos são mais limpos, duradouros e robustos.

Energias renováveis e optimização do seu aproveitamento - A energia renovável tende a ser produzida a custos cada vez mais reduzidos à medida que as tecnologias se aproximam da sua maturidade. Em países como Portugal, a aposta na energia eólica e hídrica (produzida sobretudo durante a noite e no Inverno) permitirá carregar as viaturas nos períodos diários e sazonais que optimizem a sua utilização, evitando o desperdício e a exportação para Espanha a baixos preços. Quando as tecnologias de produção eléctrica através da energia solar (concentração solar) atingirem a maturidade, e forem massificadas, poderão complementar os períodos diários e sazonais da produção eólica e hídrica. O aproveitamento da biomassa florestal e agrícola poderá colmatar em parte algumas lacunas na produção destes sistemas.
Isto reveste-se de importância estratégica para o nosso País, porque reduz a dependência energética e permite melhorar o saldo da balança de transacções comerciais.

Incentivos à utilização de viaturas eléctricas – Para a aquisição dos primeiros 5000 veículos, há um apoio de 5000 € a juntar ao incentivo ao abate de viaturas obsoletas. Acresce o beneficio da isenção no pagamento do imposto sobre veículos e do imposto de circulação.
Está a ser criada uma rede de abastecimento eléctrico em todo o território para facilitar o seu uso.

Reaproveitamento de energia – Cada vez que se trava num veículo eléctrico, a energia que é gerada vai ser armazenada nas baterias. Através de travagem regenerativa, quando se pisa o travão o motor passa a ser um gerador e transfere essa energia para as baterias recarregando-as e permitindo prolongar a autonomia do carro.

Condução – A condução é mais fácil, segura e agradável num veículo eléctrico. Estes veículos não necessitam de embraiagem e caixa de velocidades já que o binário dos motores eléctricos é constante e independentemente das rotações.
Neste momento já todas as marcas de automóveis têm veículos eléctricos com performances de velocidade que fazem inveja aos melhores carros a combustão.

Inconvenientes:

O principal obstáculo é o elevado preço das baterias e a sua relativa baixa autonomia.
No entanto há carros eléctricos com extensão de autonomia até aos 500 Km, como é o caso do Volt nos EUA.
Por outro lado o forte investimento em investigação tem permitido vislumbrar soluções conceptuais muito promissoras.