Painel fotovoltaico

terça-feira, 27 de abril de 2010

Carros Eléctricos

Apesar de toda a legitima cautela sobre as vantagens e as dificuldades, os carros eléctricos estão aí.
Além da quantificação da pegada ecológica (rastreabilidade ecológica/energética de todas as peças que o constituem) há que descortinar se existe capacidade para produzir energia eléctrica para os abastecer.
Mesmo que em ultima análise se chegasse à conclusão que a massificação da utilização do carro eléctrico, apenas faria deslocar as emissões dos tubo de escape para as centrais eléctricas a carvão, gás natural ou fuel, já estaríamos a ganhar em termos de poluição urbana.
Mas se fosse apenas isso, então poderiamos dizer que os motores eléctricos são mais eficientes a produzir movimento (tracção) do que os motores a combustão. Ou seja se nos automóveis tivéssemos um motor a combustão a produzir electricidade para abastecer um motor eléctrico que por sua vez fizesse andar o carro, então teríamos menos poluição (tecnologia utilizada pela GM como extensão de autonomia - tecnologia VOLTEC).

http://www.chevrolet.pt/ser-chevrolet/prototipos/volt-production-model.html

No entanto, os automóveis eléctricos não vão ser comprados simultaneamente por todos os portugueses.
A sua introdução será obrigatoriamente lenta e gradual, quer por via da reduzida oferta, como por uma timida procura (não só pelo actual baixo poder de compra, como pela inibição natural das pessoas que recentemente adquiriram viatura).

Por outro lado com o aumento de produção eléctrica com base em centrais de ciclo combinado e com as centrais a carvão a funcionar sem parar (24 horas), é natural que o carregamento dos carros eléctricos durante a noite permita uma melhor gestão da rede eléctrica. Simultaneamente começam a ser conhecidos avanços nas smart grids que fazem uma gestão inteligente das disponibilidades de energia e seus consumos.

http://ocarroelectrico.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário